“Não sinto nenhum desprazer por ter seguido até aqui a voz do coração"

Fundador da Congregação Padres e Irmãos Servos da Caridade, Luis Guanella nasceu de uma família humilde aos 19/12/1842 e Franciscio (Itália) numa cidade pequena dos Alpes na divisa entre a Suíça e a Itália: foi ordenado sacerdote em Como no ano de 1866. Foi declarado Bem Aventurado pelo Papa Paulo VI aos 25/10/1964 durante o Concílio Vaticano II. Animado por uma forte percepção evangélica de que Deus é nosso pai, ele sentiu com uma intensidade profética o ministério da ternura de Deus por nós e da presença de Cristo nos "pequenos". Coerente com essa inspiração com uma criatividade muito viva fez de tudo para socorrer os órfãos, idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Faleceu repleto de méritos e bênçãos, aos 24/10/1915, deixando no testamento a ordem do salvador "Amai-vos uns aos outros, assim como vos amei" (Jo. 13, 34)

Educandário São Luiz

Educandário São Luiz
Projeto Nestlé

terça-feira, 8 de dezembro de 2009



O Educandário São Luiz é uma entidade filantrópica que acolhe 140 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, no turno inverso à escola e em regime de Serviço de Apoio Sócio - Educativo - SASE.

Todas as crianças são oriundas de escola públicas de ensino fundamental, às quais se fornece alimentação (almoço/lanche) e complemento educacional. São oferecidas também oficinas como: esportes, cultura e lazer, visando o desenvolvimento integral da criança, bem como a valorização da vida e da cidadania.

Em parceria com o Programa Municipal de Execução e Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto - PEMSE, recebe adolescentes, para prestação de serviços comunitários.


Histórico
O Educandário São Luiz teve início em 1947 numa casa de madeira na Avenida General Lima e Silva no bairro Cidade Baixa em Porto Alegre. Como o espaço era pequeno, começou a procura de um outro lugar mais amplo e surgiu na Vila Ipiranga a localização ideal. Na época os proprietários da área, Irmãos Benno e Frederico Mentz da Urbanizadora Mentz, estariam loteando suas terras e doaram um terreno para a Edificação do Educandário São Luiz. A nova sede foi inaugurada em 28/10/1952. No início os meninos eram abrigados em regime de internato, anos mais tarde adotou-se o sistema de semi-internato. Hoje o Educandário atende no Turno Inverso a Escola em regime de SASE - Serviço de Apoio Sócio-Educativo.

0 comentários:

Postar um comentário